Monday, December 12, 2005

 

Poesia da Extremadura

Castuo é a língua que falamos em Extremadura os herdeiros daqueles galhardos homens que conquistaram no século dezasseis quase todo o continente americano. Sem maior referência do que Cristóväo Colombo disse que tinha visto além das ilhas Canárias.

Extremadura sempre foi um lugar privilegiado que já os Romanos descubriram e por isso lá construiram a maior cidade da província da Lusitânia "Emérita Augusta", cidade onde quase todos os soldados já idosos reformavam e passavam a última etapa da vida deles num clima cálido, sem chuva e saudável.

Mas a história fez que a Extremadura ficasse no méio da península, entre os mouros e os cristäos e portanto nenhum deles quis investir muito no desenvolvimento daquela regiäo esquecida de todos.

Os moradores daquela regiäo fronteiriça eram costumados à guerra e foram de facto muito bons nela. Ao fim da reconquista acharam-se sem actividade nenhuma e é por isso que muitos deles optaram pela emigraçäo à América, na procura duma melhor vida.

A língua Castúa é um dialeto segundo os peritos linguistas do Asturiano, pois durante toda a idade méia trouxeram os pastores d´Asturias o gado deles à Extremadura, onde passavam o inverno. Dada a imensidäo do território da Extremadura, o Castúo sofre modificaçöes, tendo mais influência do português enquanto ficar mais perto da raia e tendo mais influência do Andaluz enquanto ficar mais ao sul da regiäo.

Causa da pervivência do Castúo em Extremadura foi a má comunicaçäo que sempre teve com o resto do pais e com Portugal. Nos últimos anos tem sofrido uma grande perda de faladores a causa das campanhas de alfabetizaçäo que se acometeram sob o regime franquista. O maior problema do Castúo säo no entanto, os seus próprios faladores, quem näo fazem mais nada por defender a língua deles e a dos seus avós. O extremenho acha que os seus costumes e língua näo se têm de manter por estes serem próprios dos velhos e das pessoas inorantes.

É por isto essencial que o governo e a sociedade extremenha tomem conciência de regiäo e comecem a potenciar de boa maneira a Extremenhidade de Extremadura.

Cá no meu site poderäo encontrar alguns poemas escritos na bela língua da Extremadura.

Olhem-nos bem pois é possível que daqui a bocado já näo haja Extremenhos que falem assim.

Esse dia será o dia mais triste da história da Extremadura.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?